You are currently viewing Você sabe para que serve cada tipo de extintor?

Você sabe para que serve cada tipo de extintor?

Cada extintor tem uma aplicação correta de acordo com sua classe de incêndio, e possui diferentes tipos ,você sabia?
Conhecer melhor sobre sua utilização correta colabora e pode sem dúvida vir a minimizar acidentes.
Aprenda aqui um pouco mais sobre o assunto aqui, fique conosco!

Tipo de extintor

Pó quimico BC – ele é indicado para incêndios de classe B ou classe C que são líquidos, sólidos e gases inflamáveis além de equipamentos elétricos, por não conduzir corrente elétrica também pode servir para incêndios classe C. A composição principal desse pó é o bicarbonato de sódio, que atua resfriando
e agindo rápidamente para cessar a combustão.

Pó químico ABC – Por obter uma composição química adaptável é mais recomendado para o combate de acidentes residenciais, comerciais e industriais. Em sua composição possui monofosfato de amônia siliconizado que por derreter adere bem a superfícies dos materiais do tipo A, impedindo a propagação do fogo, para classe B também é recomendável por abafar uma reação em cadeia de forma rápida, por não realizar condução de corrente elétrica pode também ser usado em incêndios envolvendo eletricidade.

Água (H2o) – Por agir por resfriamento e capacidade de vaporização é indicado para incêndios de classe
A, que são causados por papel, madeira, algodão e afins.

Espuma mecânica – Perfeito para incêndios de classe B causado por líquidos inflamáveis, isso porque dentro dele é inserido um tipo de detergente concentrado que ao se misturar com a água e o ar forma uma espuma durante um choque mecânico em sua saída que sobre o fogo abafa e resfria combatendo a chama com mais efetividade.

Co2 – Por não ser condutor de eletricidade ele pode ser usado tanto em incêndio de classe A e B porém é mais indicado para incêndios de classe C, porém é importante salientar que devido ao próprio C02 ele pode ser altamente asfixiante, por isso não é recomendado para locais menores, é possível também utilizar para incêndios causados por óleo de cozinha (classe K)

Classes de incêndio

A – É caracterizado por incêndios que ocorrem em materiais sólidos combustíveis como madeira, papel, borracha, algodão.

B – São incêndios ocasionados por líquidos inflamáveis, gases combustíveis, por exemplo alguns materiais que se encaixem nessa classe são as parafinas, óleos, tintas ..

C – Incêndios que ocorrem em equipamentos elétricos energizados como quadros de força, transformadores e qualquer outro equipamento de uso em aplicações de energia elétrica.

D – materiais que envolvem metais combustíveis como zinco, potássio etc.. entram nessa classe.

K – Essa classe compõe materiais que possuem gorduras animais ou óleos vegetais ocorrendo principalmente em cozinhas e partes industriais.

É importante que os administradores e proprietários de edifícios tanto comerciais quanto residenciais conheçam as normas que
regulamentam as medidas a serem adotadas contra incêndios e implementar de forma correta em seus empreendimentos evitando assim notificações, interdições e até possíveis multas.

Se sua empresa ainda não atende nenhuma norma ou está com a sua manutenção atrasada entre em contato com o Grupo Salvar, dispomos de profissionais qualificados e prontos para atender da melhor maneira, deixando seu empreendimento residencial ou comercial seguro para todos.

Deixe um comentário