Cada extintor tem uma aplicação correta de acordo com sua classe de incêndio, e possui diferentes tipos ,você sabia?
Conhecer melhor sobre sua utilização correta colabora e pode sem dúvida vir a minimizar acidentes.
Aprenda aqui um pouco mais sobre o assunto aqui, fique conosco!

Tipo de extintor

Pó quimico BC – ele é indicado para incêndios de classe B ou classe C que são líquidos, sólidos e gases inflamáveis além de equipamentos elétricos, por não conduzir corrente elétrica também pode servir para incêndios classe C. A composição principal desse pó é o bicarbonato de sódio, que atua resfriando
e agindo rápidamente para cessar a combustão.

Pó químico ABC – Por obter uma composição química adaptável é mais recomendado para o combate de acidentes residenciais, comerciais e industriais. Em sua composição possui monofosfato de amônia siliconizado que por derreter adere bem a superfícies dos materiais do tipo A, impedindo a propagação do fogo, para classe B também é recomendável por abafar uma reação em cadeia de forma rápida, por não realizar condução de corrente elétrica pode também ser usado em incêndios envolvendo eletricidade.

Água (H2o) – Por agir por resfriamento e capacidade de vaporização é indicado para incêndios de classe
A, que são causados por papel, madeira, algodão e afins.

Espuma mecânica – Perfeito para incêndios de classe B causado por líquidos inflamáveis, isso porque dentro dele é inserido um tipo de detergente concentrado que ao se misturar com a água e o ar forma uma espuma durante um choque mecânico em sua saída que sobre o fogo abafa e resfria combatendo a chama com mais efetividade.

Co2 – Por não ser condutor de eletricidade ele pode ser usado tanto em incêndio de classe A e B porém é mais indicado para incêndios de classe C, porém é importante salientar que devido ao próprio C02 ele pode ser altamente asfixiante, por isso não é recomendado para locais menores, é possível também utilizar para incêndios causados por óleo de cozinha (classe K)

Classes de incêndio

A – É caracterizado por incêndios que ocorrem em materiais sólidos combustíveis como madeira, papel, borracha, algodão.

B – São incêndios ocasionados por líquidos inflamáveis, gases combustíveis, por exemplo alguns materiais que se encaixem nessa classe são as parafinas, óleos, tintas ..

C – Incêndios que ocorrem em equipamentos elétricos energizados como quadros de força, transformadores e qualquer outro equipamento de uso em aplicações de energia elétrica.

D – materiais que envolvem metais combustíveis como zinco, potássio etc.. entram nessa classe.

K – Essa classe compõe materiais que possuem gorduras animais ou óleos vegetais ocorrendo principalmente em cozinhas e partes industriais.

É importante que os administradores e proprietários de edifícios tanto comerciais quanto residenciais conheçam as normas que
regulamentam as medidas a serem adotadas contra incêndios e implementar de forma correta em seus empreendimentos evitando assim notificações, interdições e até possíveis multas.

Se sua empresa ainda não atende nenhuma norma ou está com a sua manutenção atrasada entre em contato com o Grupo Salvar, dispomos de profissionais qualificados e prontos para atender da melhor maneira, deixando seu empreendimento residencial ou comercial seguro para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *