You are currently viewing Tudo que você precisa saber sobre PPCI em condomínios!

Tudo que você precisa saber sobre PPCI em condomínios!

O que é o PPCI?

Imagine um incêndio acontecendo em seu condomínio?
Para evitar possíveis situações como essa existe o PPCI (plano de prevenção e proteção contra incêndios), o ppci é um conjunto de ações que garantem a segurança das pessoas em espaço coletivo, nesse caso no condomínio. Os síndicos devem ficar atentos se há o PPCI e qual sua validade na região do seu condomínio, pois à legislação que regulamenta o PPCI é estadual, no caso da Bahia é regida pela lei Lei nº 12.929, de 27 de dezembro de 2013,ou seja é um documento de exigência legal que não existindo pode causar uma série de riscos ao síndico/administrador e a seus condôminos.

Equipamentos de segurança necessários (EPC)

Com a elaboração do PPCI, os equipamentos de proteção coletica (epc) podem ser identificados e colocados onde é necessário, alguns exemplos são hidrantes, extintores, sinalização de emergência, porta corta fogos, sprinkler .. lembrando que um equipamento não pode substituir o outro, cada um tem sua importância se complementa no combate de possíveis incêndios.

Elaboração do PPCI

O PPCI precisa ser realizado por profissionais habilitados e que possui credenciamento no conselho geral de engenharia, isso porque é preciso realizar o ART (anotação de responsabilidade técnica) que tem o objetivo de definir os responsáveis técnicos por determinada obra ou prestação de serviço, com a escolha correta da empresa a implantação das medidas de segurança será feita de maneira responsável e correta, seguindo todas as normas. As medidas adotadas são analisadas pelo corpo de bombeiros, que fiscaliza liberando ou não o local vistoriado, eles podem exigir novas medidas de segurança além de prazos para realização desses processos, se no caso o PPCI for aprovado 100% é emitido um alvará de permissão que comprova que o local está seguro e apto para circulação de pessoas.

Prevenção de incêndio é com o Grupo Salvar

A prevenção de incêndios começa sem dúvida através de conhecimento, por isso é importante reunir sua equipe e condôminos de forma periódica para treinamentos de brigada de incêndios, para que todos consigam transitar de maneira segura no condomínio, assim é possível proteger a todos e seu patrimônio da melhor forma, outro motivo importante para obter um PPCI em seu condomínio é que havendo um incêndio a responsabilidade civil e criminal é do síndico e não se refere apenas à falta de manutenção, mas também pela instalação de equipamentos que não se encaixam nas normas atuais. Para evitar multas e tragédias, procure uma empresa credenciada, nós do Grupo Salvar somos referência em combate a incêndio e pânico trabalhamos com profissionais qualificados e estamos a disposição para sanar todas as dúvidas sobre o assunto!
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários, aproveite e nos diga a sua sugestão para próximos conteúdos!

Deixe um comentário