You are currently viewing SAIBA TUDO SOBRE REDE DE HIDRANTES NO COMBATE A INCÊNDIO E SUA IMPORTÂNCIA

SAIBA TUDO SOBRE REDE DE HIDRANTES NO COMBATE A INCÊNDIO E SUA IMPORTÂNCIA

No processo de um projeto de combate a incêndio, um dos itens fundamentais que precisa ser inserido é o sistema de rede de hidrantes, ele se trata de um sistema hidráulico e é item obrigatório nos imóveis. Ele é utilizado, principalmente, pelos brigadistas, bombeiros civis e militares até que a operação seja assumida pelo Corpo de Bombeiros.

Do que é composto o sistema de hidrantes ?

A rede de hidrante é um sistema de distribuição hidráulica que obtém demanda mínima de vazão, volume de água e pressão estabelecidos em norma, ele é composto por mangueira, esguichos, adaptadores, bomba hidráulica e demais acessórios, a norma que regulamenta os sistemas de hidrantes e de mangotinhos é a ABNT NBR 13714, essa Norma fixa as condições mínimas exigíveis para dimensionamento, instalação, manutenção, aceitação e manuseio, bem como as características, dos componentes de sistemas de hidrantes e de mangotinhos para uso exclusivo de combate a incêndio.

Benefícios da instalação

O maior benefício sem dúvida é a segurança tanto das pessoas que transitam nos locais quanto do patrimônio em si, por ser simples de acionar e usar é mais fácil de combater um principio de incêndio além de ser altamente eficaz porque a mangueira produz um jato de água que proporciona alto alcance o que transmite ainda mais segurança a quem usa, até a chegada do corpo de bombeiros.

Como um hidrante funciona?

Existem tipos diferentes de hidrante, porém seu uso é bem similar, é preciso que se conecte um hidrante a uma fonte de água pressurizada por meio de tubulações, essas são usadas para que a água chegue ao hidrante com pressão e vazão suficiente, o usuário precisa apenas tomar cuidado para não abrir ou fechar um hidrante de forma abrupta pois isso causa um ”martelo de água” que danifica tubos e equipamentos próximos, dificultando seu uso, após se conectar a mangueira é aberta a válvula, que é regulada de acordo a necessidade.

Onde ela deve ser instalada? e quem pode instalar?

O hidrante precisa estar em um local de fácil acesso, isso porque não é acionado de forma automática, é preciso
também se perceber se existem pontos de tomada de água que possam ser posicionados nas proximidades das portas externas ou acessos à área a ser protegida, outro fator importante a se verificar é que ele não pode ser instalado próximo a escadas e se a utilização do sistema não comprometerá a saída dos ocupantes em um principio de incêndio.

Somente empresas especializadas podem realizar o projeto, instalação e manutenção dos sistemas, de acordo a ABNT nbr 13714, ela diz que ” todo sistema a ser instalado deve corresponder um memorial, constando cálculos, dimensionamentos, desenhos, plantas, perspectivas isométricas detalhadas de tubulação, premissas, orientações para instalação, procedimentos de ensaio e recomendações para manutenção”.

O uso do hidrante é obrigatório ?

O hidrante é necessário quando a edificação possui área construída de 750 metros ou conforme exigência do corpo de bombeiros que só acontece quando o risco de incêndio é alto.

O que achou do conteúdo ? se você gostou, conheça melhor nosso portfólio de serviços e produtos agora mesmo!

Deixe um comentário