Se engana quem pensa que apenas os modelos mais antigos são os protagonistas dos casos de incêndios em veículos. Mesmo que aqueles com mais de 15 anos sejam mais vulneráveis, há casos de automóveis novos que também estavam propensos a pegar fogo.
Desde as altas temperaturas internas à falta de manutenção, uma série de fatores pode contribuir para os incêndios em veículos. E os estragos costumam ser bem grandes! A média de gastos nos reparos após o incêndio costuma ser de R$2.000,00. Um belo prejuízo, não acha?

No artigo de hoje, trouxemos as causas mais frequentes quando o assunto é incêndio em veículos. A boa notícia é que todas elas são evitáveis! Continue a leitura e descubra quais são.

As principais causas de incêndios em veículos
É difícil sabermos, exatamente, quantos veículos pegam fogo por ano no Brasil. Muitas ocorrências não chegam ao conhecimento do Corpo de Bombeiros, portanto, não são registradas e isso dificulta a mensuração dos números.

Entretanto, qualquer pesquisa na internet sobre o assunto mostra que os casos não são assim tão raros. Conheça agora as principais causas e saiba como evitar que o seu carro pegue fogo.

  1. em caso de utilização de combustível adulterado, as peças de carros antigos são mais suscetíveis a rompimentos;
  2. a trepidação natural das peças do motor pode fazer com que ocorram desencaixes e vazamentos;
    com o tempo, acontece o ressecamento das peças condutoras do combustível.
  3. A manutenção preventiva é imprescindível para o bom funcionamento de qualquer veículo, mas, como você pôde perceber, é ainda mais importante quando falamos em veículos com mais tempo de uso.

Mesmo que o extintor de incêndio não seja obrigatório, embora a volta da obrigatoriedade esteja sendo estudada, é fundamental ter um, carregado e no prazo de validade, disponível no veículo. Com o equipamento em mãos, a principal dica é não abrir todo o capô do carro, apenas uma pequena parte por onde o extintor será colocado. Em contato com o ar, o fogo sob o capô pode aumentar e causar graves queimaduras em quem estiver por perto.

Essa, claro, é apenas a primeira atitude a ser tomada, sendo que é imprescindível contactar os bombeiros para analisar os riscos.

Agora que você já sabe que os incêndios em veículos são perfeitamente evitáveis, que tal marcar a sua revisão preventiva?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *