Centenas de casas foram perdidas depois que dois incêndios florestais aumentaram rapidamente nesta quinta-feira (30) no estado do Colorado (EUA), e os ventos fortes espalharam o fogo e a fumaça, forçando dezenas de milhares de residentes a deixarem suas casas, disse o xerife da região.
Ventos “históricos” de 130 a 160 km/h alimentaram os incêndios florestais que feriram pelo menos seis pessoas, obrigando um hospital a enviar pacientes para outro lugar e forçaram a evacuação de milhares.

O governador Jared Polis, que declarou estado de emergência na área, disse que as chamas estavam viajando em velocidade impressionante.

“As famílias do Colorado têm pouco tempo para pegar suas coisas importantes e deixarem suas casas. Não será fácil reconstruir suas vidas”, disse ele.
Combinado com a umidade relativa abaixo de 20% e as condições de seca em curso , os ventos extremos estavam alimentando a rápida propagação do fogo. Os residentes do condado foram orientados a não perder tempo se virem as chamas.

As rajadas de vento com força de furacão foram atribuídas à “amplificação excepcional das ondas da montanha”, que é um grande aumento na velocidade do vento à medida que o ar flui pelas montanhas para as elevações mais baixas que podem ocorrer sob condições atmosféricas muito específicas.

Os ventos devem enfraquecer gradualmente ao longo da noite desta sexta-feira (31) e diminuir pela manhã do primeiro dia de 2022, disseram os meteorologistas.

Uma frente fria avançando empurrará para a área e trará chuvas de neve para o sopé e a faixa frontal ao nascer do sol.

Graças a essa frente fria os ultimos focos de incêndios estão sendo controlados e abafados pela neve que cai sobre a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *