You are currently viewing Alerta : saiba como evitar acidentes  com o botijão de gás.

Alerta : saiba como evitar acidentes com o botijão de gás.

Segurança dentro de casa é item primordial, e acidentes com fogo em casa são bem mais comuns do que se pensa, e geralmente são causados por pequenos deslizes que damos sem nem perceber.
Um exemplo muito comum é o botijão de gás, parece algo inofensivo, do cotidiano mas que pode causar muitos estragos, mas será que realmente existe motivo para preocupação ?!

O gás de cozinha, nome popular para gás liquefeito de petróleo é uma substância altamente inflamável e é importante que existam cuidados para evitar acidentes. Saiba mais sobre o assunto abaixo, e para evitar esses problemas e, principalmente, suas consequências, há alguns passos que você deve se atentar:

  • Verifique as condições físicas do botijão: não deve estar amassado ou enferrujado, se sim troque imediatamente
  • O Lacre sobre a válvula deve estar intacto.
  • Compre o botijão em local autorizado sempre
  • Ao instalar um botijão de gás novo, passe uma esponja com sabão em torno do regulador; se fizer bolhas, o gás está vazando.
  • Caso haja suspeita de vazamento de gás, feche o registro e não acenda nada. Fósforo e até interruptor de luz podem causar explosão de botijão de gás;
  • Mantenha o botijão sempre na posição vertical, nunca deitado.
  • NUNCA passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.
  • Se caso ainda sim houver um acidente com fogo ligue imediatamente para o 193 e acione o corpo de bombeiros

O corpo de bombeiros registra anualmente milhares de chamados para combater incêndios domésticos, maioria com botijão de gás e por isso é necessário prevenção pois geralmente acidentes domésticos são causados por negligência e mau uso de equipamentos, se você é síndico/administrador se atente aos cuidados e zele pelo ambiente e condôminos, promova campanhas de conscientização entre os moradores informando todos os perigos do uso do botijão de gás.

Se quiser saber mais sobre equipamentos de combate a incêndio e demais cuidados e curiosidades, acompanhe nosso blog, deixe comentários ou compartilhe.

Deixe um comentário